Scott Ian (Anthrax) Revela Choque ao Ouvir Alice in Chains: “Achei que era hair metal!”




Scott Ian, do Anthrax, revela impacto ao ouvir Alice in Chains pela primeira vez: “Achei que fosse hair metal, mas era Black Sabbath com refrão pop”

O guitarrista Scott Ian, fundador da lendária banda de thrash metal Anthrax, revelou em entrevista à Metal Hammer que ficou profundamente impressionado ao ouvir o som do Alice in Chains pela primeira vez. O encontro musical aconteceu em 1990, durante os preparativos para a turnê histórica Clash of the Titans, que reuniria Anthrax, Slayer e Megadeth.

Durante uma reunião para definir as bandas de abertura da turnê, Dave Mustaine, líder do Megadeth, apresentou o álbum de estreia do Alice in Chains, Facelift, a Scott Ian. “Eu nunca tinha nem ouvido falar deles, pensei que fosse alguma banda de hair metal. Coloquei o CD no carro a caminho de casa e fiquei impressionado. Não conseguia acreditar como aquilo era bom”, contou Ian.

🎶 “Man in the Box” e o peso do Sabbath O guitarrista destacou a faixa “Man in the Box” como exemplo da fusão única que o Alice in Chains apresentava: “É uma música totalmente pop em termos de estrutura, mas é pesadíssima. Pesada no nível do Black Sabbath”, disse. Ele também mencionou o equilíbrio entre riffs densos, vocais marcantes e ganchos melódicos que tornavam o som da banda difícil de categorizar dentro dos padrões do metal da época.

🤝 Convivência nos bastidores Durante a turnê, Ian se aproximou dos integrantes do Alice in Chains e desmistificou a imagem sombria que cercava o grupo. “Existe esse mito de obscuridade em torno deles, mas esses caras eram simplesmente uns palhaços. Nós ficávamos nos mesmos hotéis todos os dias, passávamos muitas noites bebendo com eles, íamos pescar com eles”, relembrou. Apesar de enfrentarem plateias hostis de fãs de Slayer e Megadeth, o Alice in Chains não recuou, ganhando o respeito de Ian e de outros músicos da cena.

📀 Legado e influência O álbum Facelift foi o primeiro do movimento grunge a entrar no Top 50 da Billboard, com faixas como “We Die Young” e “Bleed the Freak” além do hit “Man in the Box”. A participação na Clash of the Titans foi decisiva para a projeção nacional do Alice in Chains, que viria a se tornar um dos pilares do grunge ao lado de Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam.

Hoje, o Alice in Chains segue ativo, com seu último álbum Rainier Fog lançado em 2018. Já o Anthrax não lança material inédito desde For All Kings, de 2016, mas continua sendo uma força viva do thrash metal mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas